mediação cultural

Imagem1.png

Carmela Gross. Escada-escola, 2016.

Site specific. Museu da Cidade – Chácara Lane

A Escada-escola de Carmela Gros pode ser a síntese do que é medição, não como uma ponte que liga um lado ao outro, mas como o estar “na” escada vivendo a experiência estésica de encontros entre muitos, com suas referências, histórias, modos pessoais e únicos de vivê-los provocados pelas obras, pelos mediadores, pelas leituras possíveis...

Não dar um salto, mas "ser um salto" como nos ensina Chiqui Gonzales, que rizomaticamente cria vínculos, ativa a arte e a cultura, amplia horizontes...

Um convite para ler o verbete no Caderno de Políticas Nacionais de Educação Museal e os livros publicados e muitos artigos.

ensino de arte e nutrição estética

Mais do ensinar arte, nosso objetivo maior é provocar encontros com  arte. Ela faz parte de nossas vidas que começamos a ler o mundo por meio das cores e formas, dos sons e dos movimentos gestuais. Está aninhada dentro de nós e se conecta com a arte e a cultura produzida ao longo da história humana.

A nutrição estética tem sido uma marca do ensino de arte, abrindo espaço para encontros propositores com as linguagens da arte em experiências estética. Dewey, Paulo Freire, Rancière, Larossa e tantos outros alimentam essa ação poética.

Convite para entrar nos livros publicados e ler artigos que se espalham entre os conceitos...

Estela Bonci

Olga Egas

ensino de arte.png

Dilma Ângela

Mirian Celeste Martins

arte na pedagogia

Imagem1.png

Desde 2012 um grupo de professores de Arte nos cursos de Pedagogia tem se reunido para dar continuidade a uma luta iniciada nos anos 1980 por Mariazinha Fusari e tantas outras batalhadoras.

A disciplina entrou no currículo de modo obrigatório em 2006, mas a luta continua.

Os Simpósios Internacionais de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia realizados na Universidade Presbiteriana Mackenzie tem sido propagador destas ideias comungadas por outros pesquisadores pelo Brasil.

Veja também site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br

pesquisas baseadas em arte

As metodologias artísticas de pesquisa e a A/r/tografia (especialmente em relação à fotografia), tem marcado o modos de pesquisar em inúmeros artigos, dissertações e teses.
Cabe aqui uma referência especial a Elliot Eisner, o grande mestre, e a Ricardo Marin-Viadel e Joaquin Roldán da Univerisdade de Granada/ES e à Rita Irvin da Univerity of British Columbia. Vancouver/CA.

MIRIAN CONCEITOS.png

Rita Demarchi​

e-mail.png