
mediação cultural

Carmela Gross. Escada-escola, 2016.
Site specific. Museu da Cidade – Chácara Lane
A Escada-escola de Carmela Gross pode ser a síntese do que é medição, não como uma ponte que liga um lado ao outro, mas como o estar “na” escada vivendo a experiência estésica de encontros entre muitos, com suas referências, histórias, modos pessoais e únicos de vivê-los provocados pelas obras, pelos mediadores, pelas leituras possíveis...
Não dar um salto, mas "ser um salto" como nos ensina Chiqui Gonzales, que rizomaticamente cria vínculos, ativa a arte e a cultura, amplia horizontes...
Um convite para ler o verbete no Caderno de Políticas Nacionais de Educação Museal e os livros publicados e muitos artigos.
ensino de arte e nutrição estética
Mais do ensinar arte, nosso objetivo maior é provocar encontros com arte. Ela faz parte de nossas vidas que começamos a ler o mundo por meio das cores e formas, dos sons e dos movimentos gestuais. Está aninhada dentro de nós e se conecta com a arte e a cultura produzida ao longo da história humana.
A nutrição estética tem sido uma marca do ensino de arte, abrindo espaço para encontros propositores com as linguagens da arte em experiências estética. Dewey, Paulo Freire, Rancière, Larossa e tantos outros alimentam essa ação poética.
Convite para entrar nos livros publicados e ler artigos que se espalham entre os conceitos...
Olga Egas
Estela Bonci

Dilma Ângela