docências
estudos
e... e... e...
grupos de pesquisa
atuação em associações
ações educativas/culturais
estudos
Escola Normal
Colégio Santa Dorotéia
No Normal estudei Lowenfeld em sua edição espanhola com d. Raquel Guimarães Alves que era mãe de minha colega Maria Bernadette. Criamos o projeto “Escolinha Colorida” que trazia oficinas de Arte para crianças do antigo curso primário. Era uma turma inovadora. Imaginem que a beca era azul turquesa!
Licenciatura em Desenho e Plástica
Faculdade Santa Marcelina
Depois de seis meses na FAAP em período de muitas mudanças fui para a FASM. No Centro Acadêmico e rodeada de boas amizades que se conservam, organizamos muitas viagens como mostra a foto do Diário de Minas.
Mestrado
Escola de Comunicações e Artes
ECA/USP.
Época de muito aprendizado. Aluna de Ana Mae, Heloisa Ferraz e Paulo Freire e colegas incríveis. Cheguei ao mito do bom desenho e trabalhei com metáforas visuais e textos também visuais. Era 1992.
Dissertação:
“Não sei desenhar” - Implicações no Desvelar/Ampliar do Desenho na Adolescência
Doutorado
Faculdade de Educação - FE/USP
Com muito orgulho fui a primeira e única doutoranda de Mariazinha Fusari. Fui aluna de Nilson Machado, Marli Andrés, Selma Pimenta além de outros, convivendo com muitas inquietações e colegas maravilhosas.
Na pesquisa, trago depoimentos de Fernando Hernández e Regina Silveira refletindo sobre projetos de artistas e de educadores. Era 1999.
Tese:
ARTE - o seu encantamento e o seu trabalho na educação de educadores: a celebração de metamorfoses da cigarra e da formiga
docências
4º. Ginásio Estadual de Santo Amaro, hoje Escola Estadual Profª Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro.
Ganhei o desenho feito de Masao Ukon de casamento. Nele aparece a antiga escola, Maria Antonia Massao que era sua esposa e minha colega, junto com Vera Ligia Gibert, nesta primeira experiência na escola pública. Meus alunos entrevistaram Julio Guerra, escultor do “Borba Gato”
No Curso de Arte e técnicas decorativas na Lareira dois grandes desafios: dar aula de Comunicação Visual em 1971 quando só tínhamos o livro de Arnheim em edição espanhola; e dar aulas para alunas bem amis velhas que eu e com enorme bagagem cultural. Uma boa aprendizagem de lecionar para e com adultos.
FASM – Faculdade Santa Marcelina. Voltei para esta casa primeiro como monitora e depois como professora, chegando a coordenar o Curso de Educação Artística
Espaço pedagógico
Um espaço voltado à formação de educadores coordenado por Madalena Freire, Juliana Davini, Fátima Camarfo e Mirian Celeste Martins.
Instituto de artes
UNESP
No espaço do Ipiranga, a entrada no Curso de Educação Artística e de Bacharelado em Artes Visuais e também como docente da Pós-graduação. Participação em projetos de ensino e do Cine Signos. Lá se inicia em 2003 o Grupo de Pesquisa Mediação / Arte / Público.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Contribuindo para a abertura do Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e na docência no curso de Pedagogia. Líder dos Grupos de Pesquisa Mediação cultural: contaminações e provocações estéticas/GPeMC e Arte na Pedagogia/GPAP, iniciados em 2009 e 2012 respectivamente e que seguem até hoje.
atuação em associações
InSEA – International Society od Education through Art
Conselheira Mundial para a América Latina (2018-2021)
FAEB – Federação de arte-educadores do Brasil
1ª. secretária (1989-1992)
ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
AESP – Associação de arte-educadores do Estado de São Paulo
Presidente (1987-1989) (Hoje associação está em suspensão)
grupos de pesquisa
Originou-se no Instituto de Artes/UNESP sob a liderança de Mirian Celeste Martins como Grupo de Pesquisa Mediação arte/cultura/público (2003) participando de congressos nacionais e internacionais, duas publicações (2005 e 2007) e o evento - [con]tatos com mediação cultural: ciclo de conversações - no SESC/Pinheiros em São Paulo (2007). Em 2009, integrando a Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura inicia-se este grupo que tem apresentado pesquisas em congressos nacionais e internacionais, publicou dossiê na Revista TRAMA Interdisciplinar (2013) e os livros Pensando juntos a mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos (Ed. Terracota, 2012 e 2018) e dois e-book resultantes dos Simpósios Internacionais Formação de Educadores em Arte e Pedagogia (Terracota, 2018 e 2019). Encerrou em 2020 a pesquisa “Conexões mediadoras: arte, cultura, vida e formação de educadores” voltada ao pensamento rizomático e implicações em pesquisas, curadorias educativas e arte contemporânea imersas no giro educacional e inicia nova pesquisa internacional em 2021: "Formação de professores em e com arte/culturas".
Originou-se no Instituto de Artes/UNESP sob a liderança de Mirian Celeste Martins como Grupo de Pesquisa Mediação arte/cultura/público (2003) participando de congressos nacionais e internacionais, duas publicações (2005 e 2007) e o evento - [con]tatos com mediação cultural: ciclo de conversações - no SESC/Pinheiros em São Paulo (2007). Em 2009, integrando a Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura inicia-se este grupo que tem apresentado pesquisas em congressos nacionais e internacionais, publicou dossiê na Revista TRAMA Interdisciplinar (2013) e os livros Pensando juntos a mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos (Ed. Terracota, 2012 e 2018) e dois e-book resultantes dos Simpósios Internacionais Formação de Educadores em Arte e Pedagogia (Terracota, 2018 e 2019). Encerrou em 2020 a pesquisa “Conexões mediadoras: arte, cultura, vida e formação de educadores” voltada ao pensamento rizomático e implicações em pesquisas, curadorias educativas e arte contemporânea imersas no giro educacional e inicia nova pesquisa internacional em 2021: "Formação de professores em e com arte/culturas".
Simpósio Internacional de
Formação de Educadores em
Arte e Pedagogia
ações educativas/culturais
Projeto Ambiências Educadoras:
a formação inicial de professores para além da escola
Iniciado em 2019 e envolvendo estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o projeto articula as disciplinas de Arte, Educação Física, Letramento, Educação Infantil, Língua Portuguesa, Geografia e História.
Midiateca
Instituto Arte na escola
Co-coordenação do projeto da Midiateca articulando 160 documentários em uma estrutura rizomática com cartografias em material educativo.
Por trás da cena
Petrobrás Cultural
Co-coordenação do material educativo constituído de 2 documentários, dois cadernos e seis postais
Brasil + 500
Mostra do Redescobrimento, 2000
Parque do Ibirapuera/SP
A exposição ocupou três edifícios do Parque do Ibirapuera/SP com mais de 15.000 obras. Co-coordenação da Ação Educativa que envolveu os Mediadores, a produção de cursos de 12h para 1500 professores, Sala do Professor e publicação de material educativo para professores (2 cadernos e 30 pranchas) e Catálogo do Aprendiz de Arte para estudantes e um catálogo em Braile, além da coordenação do agendamento com 30 ônibus de apoio. Percorreu outras capitais, além de Buenos Aires.
Parade - 1901-2001
Oca/Parque do IbirapueraSP
Co-coordenação do Programa Educativo envolvendo os mediadores, cursos para professores e Jogos para o Aprendiz de Arte.
25ª Bienal de São Paulo
Fundação Bienal/Parque do Ibirapuera/SP
Co-coordenação do Programa Educativo envolvendo os mediadores, cursos para professores, Sala do Professor.
4ª. Bienal do Mercosul
Porto Alegre/RS, 2003
Coordenação do Programa Educativo envolvendo os mediadores, cursos para professores, Sala do Professor e publicação de material educativo para professores (1 caderno e 20 pranchas) e Catálogo do Aprendiz de Arte que foi publicado como suplemento dominical pelo jornal Zero Hora.
O tesouro dos mapas: a Cartografia na Formação do Brasil. Instituto Cultural Banco Santos, 2002
Co-coordenação do Programa Educativo envolvendo os mediadores, cursos para professores e Catálogo do Aprendiz de Arte.
Albert Eckhout
Instituto Cultural Brennand
Recife, 2002
De Volta à Luz: Imagens nunca vistas do Imperador
Instituto Cultural Banco Santos, 2003
Darwin
Instituto Sngari, 2003
Imagem e identidade:
um olhar sobre a história.
Instituto Cultural Banco Santos, 2003