teoria e prática do ensino de arte.bmp
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file

Teoria e Prática do Ensino de Arte

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Teles.

Indicado pelo Ministério da Educação (PNBE-Professor), este livro apresenta uma visão contemporânea do ensino de arte apresentando: A linguagem da arte; Produção e leitura em arte; Aprendiz da arte; metodologia de ensino e aprendizagem em arte e provocações para o ensino rizomático de arte.

São Paulo: FTD, 2010.

Pensar Juntos a Mediação Cultural

[entre]laçando experiências e conceitos

MARTINS, Mirian Celeste (org.)

Coletânea de textos escritos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas/GPeMC. Aborda narrativas mediadoras; experiências estéticas; acesso cultural; cultura e mediação; patrimônio cultural; ação e criação docente; formação do professor/mediador; curadoria educativa e mediação como [con]tato.

São Paulo: Terracota, 2018.
LIVRO.png
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file
Formação-de-educadores.png
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file

:formação de educadores:

modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural:

MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Danie; BONCI, Estela (orgs.)

Coletânea de textos apresentados nos três primeiros Simpósios Internacionais de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia (2015-2017). Modos de pensar e propor a formação em/com arte. Modos de pesquisar entendendo a pesquisa também como campo de formação. Modos de vivenciar encontros e a mediação cultural, intrísnseca à ação docente impulsionadora de uma agir que interage, intervém, desassossega...

São Paulo: Terracota, 2018.
Formação-de-educadores-2.png

contaminações interdisciplinares com arte na Pedagogia e Mediação Cultural

:formação de educadores:

MARTINS, Mirian Celeste; FARIA, Alessandra Ancona; LOMBARDI, Lucia Maria S. dos Santos (orgs.)

Coletânea de textos apresentados no IV Simpósio Internacionail de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia (2018). Modos de viver conexões estésicas, de provocar conexões culturais e trabalhar potências interdisciplinares. Modos de pensar formação docente e de questionar cenários contemporâneos em Arte, Pedagogia e Mediação Cultural. Um convite a seguir produzindo férteis encontros com a arte e a vida.

São Paulo: Terracota, 2019.
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file
WhatsApp Image 2021-07-16 at 16.23.09.jpeg
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file

formação cultural : arte : docências: Pedagogia: 

:formação de educadores:

MARTINS, Mirian Celeste; BONCI, Estela Maria de Oliveira; MAKINO, Jéssica Mami; AMERICANO, Renata Queiroz de Moraes; COSTA, Verônica Devens (orgs). 

Coletânea de textos apresentados no V Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia (2020). Modos de compartilhar arte e vida. Modos de construir ações docentes. Modos de esperançar. Modos de viver e narrar Ciberdiálogos. Ações poéticas. Por dentro do V Simpósio. O desafio de manter o lugar do afeto, do diálogo, das ações poéticas e colaborativas no on-line.

São Paulo: LiberArs, 2021.

Mediação cultural:

olhares interdisciplinares

MARTINS, Mirian Celeste (org.).

Coletânea de textos escritos pelos participantes da disciplina de Mediação Cultural no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Temas: Refletindo sobre poéticas pessoais nos encontros com a mediação cultural; Ampliando fronteiras estésicas; Visibilizando patrimônios culturas e Alargando horizontes.

São Paulo: Uvalimão, 2017.
livro-mediação.png
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file
MEDIAÇÃO.png

Mediação cultural para professores andarilhos na cultura

MARTINS, Mirian Celeste e PICOSQUE, Gisa

Andar. Trilhar. Percorrer. Deslocar-se. Mover-se. Inquietar-se. Parar. Olhar. Observar. Apreciar. Contemplar. Achar estranho. Encantar-se. Surpreender-se. Conversas. Perguntas. Respostas. Dúvidas. Interação.Conexão. Escutas. Falas. Respiração. Silêncio. São muitas as atuações envolvidas na mediação cultural. Movidas pelo fazer e o pensar sobre a mediação em diferentes situações e lugares, as autoras e seus parceiros oferecem  uma trama conceitual para que o leitor construa pouco a pouco um olhar sobre o território da mediação cultural encontrando passagens que provoquem e ampliem o [con]tato com a arte e a cultura.

São Paulo: Intermeios, 2012.

Aprendiz da Arte:

modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural:

MARTINS, Mirian Celeste

Três textos:
“As leituras sensíveis de mundo e a arte da meninice” complementa um registro em vídeo produzido a partir de uma palestra proferida em setembro de 1990 pela CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 
“O ensino de arte nas primeiras séries” escrito no momento da inclusão de Educação Artística com professor especialista. Fez parte da publicação: Ciclo Básico em Jornada Única: uma nova concepção de trabalho pedagógico. São Paulo: FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1988, p.81-89.
“Criança e Desenho: uma conversa para olhar/pensar arte”, publicado em 1991, parte da análise de inúmeros desenhos das crianças das EMEIs – Escolas Municipais de Educação Infantil inseridos no “Movimento de Reorientação Curricular” com a proposta de levantamento da visão dos educandos sobre a escola. 

APRENDIZ.png
kisspng-computer-icons-pdf-computer-file
São Paulo: Espaço Pedagógico, 1992.
TEMAS.png

Temas e técnicas em Artes Plásticas

MARTINS, Mirian Celeste

Primeiro livro escrito, traz forte influência de Viktor Lowenfeld que não havia sido publicado no Brasil. Traz temas ligados ao desenvolvimento expressivo da criança, além de temas ligados à História da Arte, interpretações, invenções, ilustração de palavras, criação de personagens e caricaturas, HQ, etc. As experimentações técnicas estão divididas em Seleção por tipo de material (carvão, anilina, lápis de cera, nanquim, guache, hidrográfica, etc.) e Seleção por tipo de experiência (ponto, linha, plano, volume, valor, cor, textura).

São Paulo: ECE, 1987 (2ª. Edição). Esgotado.
e-mail.png